sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Cine AFROBRASIL




O Projeto CINE AFROBRASIL foi idealizado como recurso didático-pedagógico para mostrar  produções artísticas com o olhar e a estética negra e disseminar a memória e a importância da história e cultura dos afro-brasileiros , ampliando as possibilidades de aprendizagem, reflexão e debates sobre os temas em questão.

Objetivo:

O objetivo desse trabalho é explorar as potencialidades do filme para o trabalho em sala de aula, a partir dos conceitos históricos que aparecem ao longo da narrativa do filme, visando instaurar uma dinâmica pedagógica que constitua uma experiência crítica acerca dos conteúdos referente a História e cultura afro-brasileira , assim como, apoiar no projeto Africanidades.

Justificativa:

A utilização de filmes em  sala de aula como recurso didático, favorece a prática de ensino nas questões éticas, valores morais, consciência social e humanos, além de possibilitar ao professor uma melhor interação com seus alunos, facilitando a reflexão, compreensão e assimilação dos conteúdos referente a História e Cultura Afrodescedentes . Sendo assim, o projeto justifica-se e torna-se necessário repensar o ambiente escolar como forma de contribuir na expansão de atitudes de combate ao racismo e discriminação étnico racial.

 Metodologia:

 O Projeto “Cine AfroBrasil” será desenvolvido nas turmas do ensino fundamental -  séries finais e nas demais turmas da escola de acordo o interesse dos professores destas turmas. Está sendo planejado para ser desenvolvido a partir de Abril do ano letivo vigente. A cada mês será exibido um filme ou documentário de acordo com a temática do Projeto Africanidades. Após a exibição será realizado debates e atividades sobre a temática em questão.



Relação de filmes que serão exibidos durante o projeto africanidades.



Sinopse:
Acompanhe nossos especialistas em vida selvagem, Kevin Richardson e Mara Douglas-Hamilton, em um safari de 6000 km pela África. De jipe, canoa ou até em um balão de ar quente, viajaremos aos cantos mais remotos do continente africano, das dunas de areia na Namíbia à costa do Atlântico e às alturas do Monte Kilimanjaro. African Safari oferece uma imersão real às vidas dos animais africanos. Você ficará cara a cara com rinocerontes negros, leopardos, leões, búfalos, hienas e muitos outros animais espalhados pelo continente.







Sinopse:

12 Anos de Escravidão é baseado na inacreditável verdadeira história de um homem que luta por sobrevivência e liberdade. Na época pré-Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo. Diante da crueldade (personificada por um dono de escravos desumano, interpretado por Michael Fassbender) e de gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia inesquecível, Solomon encontra casualmente com um abolicionista canadense (Brad Pitt), que muda sua vida para sempre.








Sinopse:
Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.






Sinopse:
A TV Record foi obrigada pela justiça a apresentar programa com direito de resposta por suas afirmações difamatórias contra as religiões Afro-brasileiras. As virtudes de uma pessoa não tem nenhuma relação com suas crenças.







Sinopse:
Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.






Sinopse:
A extraordinária vida de Nelson Mandela desde a sua infância numa pequena aldeia até à sua eleição como Presidente da África do Sul. Baseado na sua autobiografia, o filme mostra-nos o político ativista pela defesa dos direitos humanos e pelo fim do apartheid, mas também o homem simples, meigo e brincalhão num retrato inspirador de uma das mais importantes figuras da história da humanidade.









Sinopse:

Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.



Curtas metragens que serão exibidos durante a Semana da Consciência Negra

·        Vista a minha pele
·        A negação do Brasil
·        Alguém falou de racismo?
·        Cultura negra- resistência e identidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário