quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Africanidades: A essência da identidade do povo brasileiro.


PROJETO ESCOLAR

AFRICANIDADES: A ESSÊNCIA DA IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO

APRESENTAÇÃO

Uma das grandes tarefas da educação é o combate a todas as formas de preconceito, especialmente o racismo, que apesar de todos os avanços e debates ainda está muito presente, sendo sutilmente reproduzido através das práticas, de conceitos e pré-conceitos. Diante deste contexto, somente a Lei 10.639/03 que inclui no currículo escolar o ensino da disciplina de História e Cultura Afrobrasileira não bastará, será preciso garantir a sua implementação na prática. Pensando nisso, este mês de abril será o lançamento do projeto Africanidades: A essência da identidade do povo brasileiro, que será desenvolvido pelos alunos da  E.M.E.F. “Maria Marques de Assis”(São Domingos) com mediação dos professores  com o objetivo principal de mostrar o papel do homem negro na formação da identidade cultural do nosso país, conhecendo todo o percurso histórico e social até os dias de hoje, tratando da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade. 

A partir do mês de março os alunos iniciarão as pesquisas sobre as temáticas que serão apresentadas no decorrer do ano letivo. Cada mês um grupo de alunos irá apresentar seu tema específico, resultado de sua pesquisa e debates nas reuniões realizadas em conjuntos com o professor. Para tanto, os materiais de trabalho serão escolhidos a partir da realidade dos alunos para que possam tecer relações entre os conteúdos abordados e o seu cotidiano. O desenvolvimento das atividades enfatizará a leitura e a discussão de textos, o debate de ideias, entrevistas, danças, exposição de trabalhos do grupo e a produção final de textos.

Acreditamos que uma escola de qualidade deve formar seus alunos de forma igualitária, sem que haja exclusão em função de raça, credo ou situação econômica.

Para que isso aconteça é necessário romper com os padrões tradicionais que não valorizam a cultura africana que permeia toda a nossa sociedade. Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, propomos a realização de um projeto que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra, desenvolvendo atividades variadas, que envolvam os educandos e professores.

Temas que serão trabalhados durante o ano letivo:

1- África- abril
2-Escravidão no Brasil - maio
3- Zumbi e as comunidades quilombolas – junho
4- Religiões afrobrasileiras – julho
5- Folguedos,danças e capoeira – agosto
6- Artesanato– setembro
7- Oficinas – outubro
* Culminância – Semana da Consciência negra – novembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário