sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PREMIAÇÃO DO MÊS DE ABRIL DE 2014.




PREMIAÇÃO:

Premiação - E.M.E.F. "Janduhy Carneiro"

1 Kit Didático Escolar



E.M.E.F. "Maria Marques de Assis"

1 Kit Didático Escolar - Editora Senac-SP



Premiação Extra:


Premiação Extra: Será premiado o primeiro aluno  que publicar a primeira resposta correta.

Atenção:

Período de publicação das respostas

Início do desafio: 08/04  

Encerramento 28/04



Sorteio e entrega da premiação do mês de março:  31/04   


Professor Tarcivan


Apoio:


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Prêmio Aluno Nota 10!


        Atenção alunos! No momento estou no processo de elaboração do regulamento para que seja em breve lançado o concurso Aluno nota 10.

         Agradeço a compreensão de todos.

                                                        Prof. Tarcivan


sábado, 8 de fevereiro de 2014

Atividade - Introdução aos estudos históricos.

Atividade – História – 6º ano


1. História é a ciência que:

a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

2. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?

a) Diários, jornais e leis. 
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

3. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:

a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

4. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:

a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga


5. A qual século pertencem as datas abaixo?

a)1789: 
b)1889: 
c) 4000 a.C.: 
d) 476:
e) 1500:




6. Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.

1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais

(      ) Moedas
(      ) Jornais
(      ) Brinquedos
(      ) Fotos
(      ) Leis
(      ) Gravações
(      ) Desenhos
(      ) Gravuras



7. Complete os espaços em branco do TEXTO I com as palavras do quadro abaixo:




TEXTO I

A História e o trabalho do historiador.
A _____________ é a ciência que ____________ os acontecimentos do _______________ utilizando os ____________ que a humanidade deixou. Esses vestígios também são considerados ______________________. A partir disso a História tenta compreender as __________________ e ________________ do tempo ___________________. O _______________ do historiador é colher ______________ sobre o passado para analisá-lo e tentar compreender sua relação com o presente.

8. Leia o texto abaixo depois responda às perguntas:


Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.

Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa

9. A imagem abaixo representa a divisão da História de acordo com a visão europeia, porém esqueceram de colocar os períodos históricos. Complete os espaços com esses períodos:


10. Identifique a que século correspondem as invenções abaixo:




11. Ordene os marcos históricos da vida de um menino, elaborando a linha do tempo:



12. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.

          Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.

          A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.

a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?

b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?

c) Qual a importância do calendário?

d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?




Boa sorte!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Introdução ao Estudo de História.





1. CONCEITO DE HISTÓRIA:

- História é a ciência que estuda a mudança.
- História é vida, é movimento, é transformação.
- a História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais.
- Processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.

2. O TERMO HISTÓRIA:

- os gregos foram os primeiros a utilizá-lo: histor, originalmente, significava aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos os acontecimentos.

- “História” (“his” + “oren”) significava apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.



- por influência de Heródoto, que deu o título de Histórias ao resultado de suas pesquisas acerca das Guerras Médicas, o termo assumiu o sentido particular de busca do conhecimento das coisas humanas, do saber histórico.

- História passou a significar a busca, a pesquisa e também os resultados compilados na obra histórica.

3.  SENTIDOS DA PALAVRA HISTÓRIA:

- realidade histórica: conjunto dos fenômenos pelos quais se manifestou, se manifesta ou se manifestará a vida da humanidade Ò a realidade objetiva do movimento do mundo e das coisas.

- conhecimento histórico: a observação subjetiva da realidade pelo historiador.

- obra histórica: o registro da observação da realidade feita pelo historiador  num relato escrito.

4. O AGENTE DA HISTÓRIA:

- O Homem é o agente fazedor da História

5. CULTURA:

- Cultura é a maneira de manifestar vida de um grupo humano. - é o conjunto das diversas formas naturais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida através de vias simbólicas para a geração seguinte. - o Homem produz cultura: produz objetos e ideias de acordo com suas necessidades de sobrevivência.

6. FONTES HISTÓRICAS:




7. FATO HISTÓRICO:

- o fato histórico é o objeto de estudo da História.

- é singular, irreversível e de repercussão social.

8. CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA:

- Economia: estuda os meios de produção, distribuição, consumo e circulação da riqueza. 
- Sociologia: estuda o homem em sociedade.
- Geografia: estuda a superfície da terra no seu aspecto físico e humano.
- Antropologia: estuda o homem no aspecto biológico e cultural.
- Arqueologia: estuda as culturas extintas.
- Paleontologia: estuda os fósseis.
- Cronologia: localização dos fatos no tempo.
- Paleografia: escritos antigos em materiais leves.
- Epigrafia: escritos antigos em materiais pesados.
- Heráldica: brasões, escudos e insígnias.
- Numismática: moedas.

9. PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?

- para dar consciências aos homens do seu poder de transformar a realidade.

10. PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA:



· Periodização Tradicional: Pré-História e História.
+ Pré-História:
I. Paleolítico.
II. Neolítico.

+ História: 

I. Idade Antiga: da invenção da escrita (4.000 a.C.) até a queda do império romano (476).
II. Idade Média: da queda do império romano até a tomada de Constantinopla (1453).
III. Idade Moderna: da tomada de Constantinopla até a Revolução Francesa (1789).
IV. dade Contemporânea: da Revolução Francesa até os dias atuais.

- nem todos os historiadores concordam com a periodização tradicional da História baseada na história política.

- existem outras propostas de divisões inspiradas, por exemplo, no enfoque econômico (modo de produção), tecnológico-científico, etc.

- a divisão da História em períodos não é precisa nem natural.

- a divisão tradicional da História é hoje bastante discutível porque uniformiza os vários períodos quanto a sua importância, conduz à ideia de hierarquia nos vários acontecimentos, leva em consideração apenas a civilização ocidental e demonstra a fragilidade desta compartimentação, relegando fatos históricos também considerados importantes.

- o tempo é universal, mas não é absoluto.

- nem todos os povos adotam o calendário cristão (calendário gregoriano, instituído pela Igreja Católica no séc. XVI, para adequar o anterior (Juliano) às suas festividades religiosas). Muçulmanos e judeus, por exemplo, têm sistemas próprios de demarcação de tempo.



11. TEORIA DA HISTÓRIA:

- a historiografia é a arte ou o modo de escrever a História ou o estudo crítico da História.
- os conceitos de espaço e de tempo, essenciais no conhecimento histórico, evidenciam a inter-relação da História com a Geografia.

- a História, como as outras formas de conhecimento da realidade, está sempre se constituindo: o conhecimento que ela produz nunca é perfeito ou acabado.

- a História dos homens na transformação da natureza e na organização das sociedades é objeto de controvérsia permanente para historiadores e cientistas sociais.

- o passado histórico não deve ser apresentado de maneira única, como uma verdade absoluta, desvinculado das discussões que envolvam o presente.

- o historiador não é homem neutro, imparcial e isolado de sua época. O mundo de hoje contagia de alguma maneira o trabalho do historiador, refletindo-se na reconstrução que ele elabora do passado.

- a compreensão do presente e o estudo do passado não se relacionam entre si de forma mecânica, estreita e determinista.

PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRIA

“Quando vivemos num lugar somos reconhecidos por alguma coisa que fazemos, pelo que fazem nossos pais ou as pessoas com quem vivemos, ou por coisas que nos vão acontecendo. Fazendo amigos, indo à escola, trabalhan­do, ajudando aos outros, brincando, marcamos a nossa vida e as vidas das pessoas que nos cer­cam.

Tudo o que fazemos, o que criamos ou inventamos, é a partir do que vemos, do que sentimos e do que aprendemos. E tanta coisa! Há jeitos diferentes de viver, de tratar o meio ambiente e os animais, de cuidar dos doentes,fazer festas e comidas, mas tudo isto fala ~mos. Também as brincadeiras, as músicas que ­cantamos, as danças, os jogos, as histórias. Chamamos a este conjunto de coisas de Patrimônio Cultural. 
Ele é constituído pelo que já encontramos desde que nascemos, mas também pelo que vamos construindo e acrescentando com a nossa vida e a nossa ação. É como uma “herança” que todos recebemos ao nascer e que faz o con­junto dos bens que pertencem a um povo ou a um país: o meio ambiente, tudo o que se es­creve nos livros, o que se produz nas artes, tudo o que se aprende e se faz para sobreviver (como o saber subir em árvores, saber pescar, plantar e colher, saber cuidar dos animais, saber na­dar...); e tudo o mais que é necessário para vi ver bem (como cozinhar, costurar, construir fabricar, instalar; assim como os objetos que se fabrica, as construções, as cidades). Esta “herança” é o patrimônio cultural.

Somente conhecendo o patrimônio cultu­ral de uma comunidade podemos entender um pouco o que ela é: o que fazem as pessoas que ali vivem, e até o que desejam e sonham, pode­mos enfim conhecer a sua história. Por isto os historiadores, para escrever os livros de Histó­ria, vão procurar informações estudando os bens do patrimônio cultural. Eles pesquisam dados do meio ambiente, buscam documentos nos ar­quivos, museus e bibliotecas, lêem livros, entrevistam pessoas, estudam outros tipos de bens culturais.

Podemos aprender História nos livros, mas precisamos também entender como trabalham os historiadores e, como eles. conhecer o que di­zem os documentos, os monumentos, as fotogra­fias, as manifestações ar­tísticas, os documen­tários da TV ou do cine­ma, os jornais, ou o que nos dizem as lembranças dos mais velhos. Assim veremos como é fasci­nante a nossa história, quanto há o que aprender com ela! Certamente va­mos entender e valorizar este patrimônio, que fala da nossa história e que, portanto, fala sobre nós mesmos”.