sexta-feira, 29 de março de 2013

Atividade sobre a Pré História


Atividade - Pré História

01-A Idade da Pedra costuma ser dividida em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Associe as cinco características da Idade da Pedra listadas a seguir, no bloco inferior, aos períodos citados no bloco superior.

1 - Paleolítico
2 - Mesolítico
3 - Neolítico

(     ) domesticação de animais
(     ) descoberta do fogo
(     ) formas e motivos abstratos na arte
(     ) artefatos de pedra lascada
(     ) difusão da agricultura

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 3 - 1 - 2 - 1 - 3.
b) 1 - 3 - 1 - 2 - 3.
c) 2 - 1 - 3 - 3 - 1.
d) 1 - 2 - 3 - 2 - 1.
e) 3 - 2 - 1 - 3 - 2.

02- Nas últimas décadas o Piauí vem figurando como um tema obrigatório nas discussões sobre o primitivo povoamento do território americano, o que decorre, principalmente, dos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no município piauiense de São Raimundo Nonato. Sobre esse assunto, assinale, nas alternativas a seguir, aquela que está INCORRETA:

a) Os municípios de São Raimundo Nonato, no Piauí, e de Central, na Bahia, detêm os mais antigos vestígios da presença humana na região nordeste.

b) O acervo arqueológico de São Raimundo Nonato é administrado pela FUMDHAM - Fundação Museu do Homem Americano.

c) A arqueóloga Niede Guidon, personalidade mais conhecida entre os profissionais que atuam junto ao acervo arqueológico de São Raimundo Nonato, tem protagonizado, ao longo dos anos, vários conflitos e polêmicas com o governo do Piauí, com órgãos federais como o IBAMA e até mesmo, com nativos do município de São Raimundo Nonato.

d) Os achados arqueológicos de São Raimundo Nonato, no Piauí, assim como aqueles encontrados na Bahia, impõem uma revisão das teorias sobre o povoamento da América e não deixam dúvidas quanto à natureza autóctone do homem americano.

e) Hoje, apesar de ainda ser forte a tese do povoamento da América ter-se dado através do Estreito de Behring, os estudiosos, a partir de acervos arqueológicos como os do Piauí, consideram seriamente a hipótese de múltiplas correntes de povoamento. Quanto à data da chegada dos primeiros povoadores, ainda há muitas controvérsias, não estando, em rigor, nada definitivamente estabelecido.

05- (...) Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade lingüística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das Américas.
                (Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli. "Pré-História do Brasil", 2002.)

Considerando o texto, é correto afirmar que

a) as populações indígenas brasileiras são de origem histórica diversa e, da perspectiva lingüística, étnica e cultural, se constituíram como sociedades distintas.
b) uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais.
c) a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na idéia da construção de uma experiência evolutiva e linear.
d) os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na idéia de crescente progresso cultural.
e) na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História européia.

06- Tendo em vista os conhecimentos atuais sobre a evolução humana, na chamada Pré-História, marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as caracterizações a seguir:

(     ) 'Australopithecus': considerado o mais antigo hominídeo, tinha postura ereta e crânio pequeno, sendo conhecidas, pelo menos, seis de suas espécies.

(     ) 'Homo neanderthalensis': conviveu com o 'Homo sapiens', era capaz de criar ferramentas e armas mais sofisticadas, além de enterrar seus mortos e viver em cavernas.

(     ) 'Homo sapiens': única espécie de hominídeo sobrevivente, desenvolveu e aprimorou a linguagem, técnicas como o uso do fogo, instrumentos de trabalho e armamentos, sendo capaz de se expressar através de linguagem simbólica, como em pinturas no interior das cavernas.

A sequência  correta é:

a) VFV
b) FVF
c) FFV
d) VVF
e) VVV

7º)



A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

Atividade - República Velha


 Atividade - República Velha


01) "Glória à pátria!", dizia a "Revista Illustrada", um dia após a proclamação da República no Brasil, numa comemoração que representava o desejo de mudanças que trouxessem ampliação dos direitos políticos e da cidadania. No que se refere ao exercício dos direitos políticos, a primeira Constituição republicana - de 1891 - tem como uma de suas características:

A) o direito de cidadania às mulheres, pela introdução do voto feminino.
 B) a exclusão das camadas populares, com a instituição de sistema eleitoral direto.
 C) o aumento do colégio eleitoral, pela atribuição do direito de voto aos analfabetos.
 D) a possibilidade do controle dos eleitores pelos proprietários rurais, através do voto aberto.
 E) o direito de cidadania às mulheres e aos analfabetos.

02) "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o:

 A) liberalismo.
 B) totalitarismo.
 C) messianismo.
 D) coronelismo.
 E) comunismo.

03) "Certo dia de eleição, na pitoresca cidade de Pacatuba (...) cobriu-se de luto uma família de muitos filhos, que ficara na mais negra miséria. O pai fora assassinado depois de uma discussão acalorada, em defesa do chefão político. Tombou o pobre homem, que fora arrastado como um autômato para votar, ou por outras, servir (...) ao dono de engenho e senhor de grande prestígio. Mal sabia assinar o nome (...) uma semana antes recebera um par de botinas, uma camisa de chita e um chapéu de palha desabado". O texto, que narra um dia de eleição no período da República Velha, refere-se DIRETAMENTE:

 A) à política do café-com-leite e dos governadores.
 B) ao coronelismo e ao voto de cabresto.
 C) à oligarquia do café e ao curral eleitoral.
 D) à política dos governadores e ao coronelismo.
 E) ao curral eleitoral e ao direito de voto do analfabeto.

04-A) Uma das bases da dominação política das oligarquias regionais durante a República Velha era o "coronelismo". Em relação às práticas coronelistas, leia as afirmativas abaixo. Quais estão corretas?

 (I) - O coronel era o chefe político local, utilizava-se de estratégias paternalistas de controle social e era responsável pela manipulação do seu "curral eleitoral", que deveria ser fiel aos candidatos oficiais nas eleições.
 (II) - Para garantir o seu domínio político, o coronel recorria a mecanismos de consulta popular essencialmente democráticos e participativos, tais como plebiscitos e assembleias.
 (III) - Embora na atualidade o Estado brasileiro não seja formalmente oligárquico, as práticas coronelistas das oligarquias continuam perceptíveis, principalmente nas regiões de menor desenvolvimento econômico do país.

04-B) Quais estão corretas?

 A) Apenas III.
 B) Apenas I e II.
 C) Apenas I e III.
 D) Apenas II e III.
 E) I, II e III.

05) Leia o texto e veja o cartum. "(...) é o sistema de reciprocidade: de um lado, os chefes municipais e os coronéis , que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro lado, a situação política dominante no Estado, que dispõe do erário, dos empregos, dos favores e da força policial (...)" (Vitor Nunes Leal. "Coronelismo, enxada e voto". 4.ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1995. p. 20.)

O texto faz referência:

 A) à Constituição de 1891, que obrigava todo o povo brasileiro a votar.
 B) a uma prática política eleitoral existente no Brasil desde a colônia.
 C) ao controle exercido por chefes políticos ligados às oligarquias.
 D) ao direito constitucional que os analfabetos tinham de votar.
 E) à falta de vontade do eleitor para votar nos políticos municipais.

06) Sobre a política dos Governadores, é INCORRETO afirmar que:

 A) constituiu-se em adaptar a República aos interesses dos fazendeiros de café.
 B) ajustava o federalismo de modo a propiciar o domínio nacional aos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
 C) o Presidente da República comprometia-se a respeitar as decisões dos governos estaduais e estes a eleger parlamentares simpatizantes do Presidente.
 D) a prática do "Voto de Cabresto", instituída pelos "coronéis", foi um fator de constante desestabilização das oligarquias regionais.
 E) através da Comissão de Verificação, eram ratificados os resultados eleitorais, sendo esta uma das engrenagens para a política dos Governadores.

07) "Era como uma pirâmide em cujo ápice se encontrava o Presidente, vindo logo abaixo o Partido Republicano Paulista e os Partidos Republicanos Estaduais; e, na base do arcabouço, o coronel e a sua família, amigos, parentes e dependentes, constituindo as famosas oligarquias estaduais, pequenos Estados dentro do Estado, que centralizavam em suas mãos, nos sertões, os três poderes fundamentais da República: legislavam, julgavam, executavam (...)" A descrição do texto identifica, no Brasil,

 A) a estrutura política que preservava a participação das camadas populares na República.
 B) os princípios do unitarismo na Constituição Republicana de 1891.
 C) a aplicação dos princípios liberais de divisão harmônica dos poderes.
 D) as causas da adoção da política de "salvações".
 E) a máquina eleitoral que garantia a política dos governadores.


08) A política dos governadores, praticada durante a República Velha, tinha como base de sustentação:

 A) a manipulação exclusiva das massas urbanas.
 B) o voto do analfabeto, garantido na Constituição de 1891.
 C) o coronelismo, que através dos "currais eleitorais" garantia a vitória para os candidatos oficiais.
 D) o movimento operário, que era atendido em suas reivindicações trabalhistas.
 E) a política de valorização do café, que favorecia todos os segmentos da sociedade.

09-A) "O café continuava a reinar absoluto no cenário político e econômico do país. A Monarquia tinha acabado, mas o café manteve a "majestade" na República, como o grande centro dinâmico da economia (...). Se o café era o polo dinâmico da economia nacional nesse início de século, não era, entretanto, a única atividade importante do setor primário exportador. Açúcar, algodão, cacau e borracha - esta, especialmente - tinham também participação significativa na pauta de exportações". ----- Sobre a economia brasileira na passagem do século XIX para o XX, é correto afirmar:
(TEIXEIRA, F.M.P. "História concisa do Brasil." São Paulo: Global, 1993. p.213 e 218.)

 (01) No início do século XX, ocorreram crises de superprodução de café, geralmente solucionadas por meio de medidas governamentais, como a sustentação de um preço mínimo e a compra de excedentes.

 (02) A borracha foi um produto de exportação de crescente destaque. Sua extração estava concentrada na Amazônia e propiciou um progresso rápido porém efêmero naquela região, pois a produção foi rapidamente suplantada pela de regiões como a Malásia, o Ceilão e a Indonésia.

 (04) O algodão brasileiro, cultivado na região Sudeste, assumiu a liderança do mercado internacional na virada do século, em virtude da retração desse produto nos Estados Unidos e na Inglaterra no período que antecede a 1ª Guerra Mundial.

 (08) Depois de um longo período de decadência, o açúcar brasileiro reassumiu a liderança no mercado internacional, graças às inovações tecnológicas implementadas nas usinas e à utilização intensiva de mão-de-obra imigrante.

 (16) O cacau teve produção expressiva, concentrada, à época, no sul da Bahia. Sua importância para a história da sociedade e da cultura baianas pode ser captada na leitura de romances de Jorge Amado, como Gabriela, Cravo e Canela.

 (32) A indústria brasileira passou por profundas transformações no final do século XIX, notadamente no que diz respeito à adoção de uma política de Estado visando garantir infraestrutura e financiamento para a formação de um parque industrial voltado para o mercado internacional.

09-B) A soma dos itens corretos igual a:

 A) 10
 B) 13
 C) 44
 D) 49
 E) 19

10) Do "Convênio de Taubaté", em 1906, decorreu uma política de:

 A) incentivo à policultura, para atender aos interesses dos pequenos proprietários.
 B) valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira.
 C) controle da produção açucareira pelas limitações do mercado consumidor.
 D) estímulo à produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.
 E) reestruturação da economia paulista, sem a intervenção governamental.

11-B) Considere os excertos a seguir:

 (I). "... a classe dos fazendeiros de café se conservava e se eternizava no Governo graças a uma máquina eleitoral que se estendia por todo o país, mergulhando suas raízes na terra..."
 (II). "... o Estado (...) é todo ele marcado pelo arbítrio dos governantes contra setores populares que se organizavam para reduzir a exploração..."
 (III). "... a política dos governadores permitia às classes dominantes dos Estados mais poderosos (...) preservar e fortalecer o poder do grupo que dominava o aparelho estatal..."

11-B) Os governos da Primeira República Brasileira ficaram conhecidos como oligárquicos, em virtude de apenas um grupo estar ali representado. Esses governos estão corretamente identificados em:

 A) apenas II
 B) apenas I e II
 C) apenas I e III
 D) apenas II e III
 E) I, II e III


13) "Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas". Esse trecho de um depoimento de um descendente de imigrante, transcrito na obra MEMÓRIA E SOCIEDADE, de Ecléa Bosi, constitui um documento importante para a análise:

 A) do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e industriais.
 B) da imigração europeia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX, baseada em contratos de trabalho conhecidos como "sistema de parceria".
 C) da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo.
 D) do percurso migratório italiano promovido pelos governos italiano e paulista, que organizavam a transferência de trabalhadores rurais para o setor manufatureiro.
 E) da crise na produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregar milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização.

14) A expansão da agricultura cafeeira no oeste novo paulista após 1880 introduziu uma série de mudanças na economia e nas relações sociais da Região Sudeste, entre as quais se destaca:

 A) o reforço das relações escravistas no interior das fazendas cafeicultoras, pois os escravos transferidos das fazendas açucareiras do Nordeste eram a maioria absoluta da mão-de-obra nas plantações do oeste paulista.
 B) o desenvolvimento de uma política governamental de distribuição de pequenas propriedades às famílias imigrantes, que plantavam café a baixos custos e o vendiam a menores preços no mercado internacional.
 C) a coexistência de grandes propriedades escravistas e monocultoras de café para a exportação, e de pequenas propriedades de famílias imigrantes, que produziam gêneros de subsistência para os mercados urbanos.
 D) o desenvolvimento de uma política governamental de subvenção à imigração, cujo objetivo era estimular o investimento, por parte dos imigrantes, de capitais na construção de estradas de ferro e nas indústrias nascentes.
 E) a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre de imigrantes europeus no interior das fazendas cafeicultoras, o que permitiu uma maior lucratividade do capital cafeeiro e seu investimento em estradas de ferro, no comércio e em indústrias.

15) Na Primeira República, o processo de industrialização no Brasil sofreu sensível impulso com:

 A) a extinção em 1906 da política de valorização do café, definida pelo Convênio de Taubaté.
 B) a adoção da política protecionista, que impedia o estabelecimento de empresas estrangeiras no país.
 C) o desencadear da Primeira Guerra Mundial, que acentuou as dificuldades para a importação de produtos.
 D) a organização da "Comissão Verificadora", que controlava a entrada de manufaturas no Brasil.
 E) a criação do Ministério da Indústria e Comércio, ocupado por Rui Barbosa.

16) A greve de 1917, organizada a partir do movimento operário de São Paulo, foi, provavelmente, a primeira greve geral da história do Estado brasileiro. Até Santa Maria (RS) a vivenciou através de manifestações, principalmente, dos ferroviários. Essa greve, no Brasil, é explicada pela:

 A) proibição da existência de sindicatos e organizações operárias.
 B) divulgação das ideias comunistas oriundas do PCB (Partido Comunista Brasileiro), criado no Brasil em 1916 e defensor da ausência de um governo centralizado no âmago do Estado.
 C) influência de ideias anarquistas que criticavam o governo republicano pelo descaso e pela exploração do operariado devido a baixos salários, longas jornadas de trabalho, falta de segurança e higiene nas instalações das fábricas.
 D) influência dos imigrantes italianos na defesa de ideias de ordem e progresso, o que se contrapunha às ideias anarquistas dos sindicatos populares.
 E) presença marcante dos trabalhadores rurais que reivindicavam uma política agrária e criticavam os altos impostos sobre a terra.

Boa Sorte!

Vídeo sobre República Velha


República Velha: 

Resultante de um realinhamento das forças políticas ao final do século XIX, com a supremacia do setor cafeeiro e do exército, este episódio busca resenhar os aspectos centrais do que se convencionou denominar "República Velha". Inicialmente sob o comando de militares e posteriormente de oligarquias regionais dominantes, sobretudo as de São Paulo e Minas Gerais, esta fase da história brasileira desenhou a chamada política do "café com leite" ou "política dos governadores". Entre outros aspectos, também são lembrados os processos de substituição da mão-de-obra, com ênfase na imigração externa, a ampliação da industrialização e os movimentos sociais que dariam origem à chamada revolução de 1930, que marcou o fim desta primeira fase da República no Brasil.



RESUMO - A REPÚBLICA VELHA




A REPÚBLICA VELHA ( 1889 – 1930 )






Antecedentes :

• Crise do Exército
• Crise causada pela abolição da escravidão
• Crise com a Igreja
• Crescimento do movimento republicano

Resultado: 

• A proclamação da República em 15/11/1889 ( foi um Golpe de Estado )
• D. Pedro II foi convidado a se “retirar” do país (indenização de 5 mil contos de réis)

Questões: Como seria a nova Constituição ? Ditadura ou democracia? O que se deve mudar?

Conflito de Interesses:

• Civis ( adeptos do liberalismo político e inspirados no Darwinismo social )
• Militares ( adeptos de uma política mais austera por parte das forças armadas)
• Militares positivistas ( “ governo comandado pelos cientistas”)
FALTAVA CONSENSO è TUDO ERA RESOLVIDO COM AUTORITARISMO


Primeiro Presidente: Marechal Deodoro da Fonseca (25/02/1891-23/11/1891)
Governo:

  •  Aparência democrática 
  •  Separação da Igreja do Estado ( catolicismo perde status de religião oficial)
  •  Convocação da Assembléia Constituinte ( pronta em 24/02/1891)
  •  Plano de Rui Barbosa para estimular o desenvolvimento econômico e industrial (ENCILHAMENTO)
  •  Deodoro é criticado pela imprensa e o Congresso tenta limitar os poderes do Marechal ( Fecha o Congresso)è Marinha se rebela e ameaçam bombardear o R.J. è o país estava a beira de uma guerra civil ( Deodoro da Fonseca renuncia)

Segundo Presidente: Floriano Peixoto (23/11/1891-15/11/1894)
Governo :


  •  O vice Floriano aceita o cargo ( tensão continua)
  •  Apoio do PRP (Partido Republicano Paulista) para botar o país nos “trilhos”è café
  •  Floriano age de forma ditatorialè prendeu os opositores independentemente do cargo
  •  Tinha simpatia dos jacobinos florianistas è para acabar com a corrupção
  •  Adotou medidas populares como tabelamento de preços dos aluguéis e carne
  •  Conhecido como “Marechal de Ferro”

Constituição de 1891:


  •  Criação de três poderes ( EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO )
  • Igreja e Estado se separaram
  •  Os Estados tinham mais autonomia ( Federalismo)è oligarquias fortalecidas
  •  Voto não era secreto ( mulheres , menores de 21 anos, soldados, padres e analfabetos foram excluídos ) è 80 % da população ficaram de fora do processo.
Voto de Cabresto:



  •  Governadores precisavam de favores dos coronéis ( mandatários locais)
  •  Currais eleitorais (trocava-se favores, instrumentos, emprego(...) por voto) 

República Oligárquica ( governos de poucos):


  • Governo só beneficiava os setores mais privilegiados da sociedade ( latifundiários)
  •  Estados brasileiros eram dominados pelas famílias tradicionais
  •  SP, RJ, RGS,MG os partidos representavam essas famílias
  •  A Constituição de 1891 deu maior poder aos Estados

Política do Café-com-Leite:




  •  As duas oligarquias mais poderosas eram a paulista e a mineira (café com leite)
  •  Cada uma defendia seus interesses e indicavam candidatos a presidência  
  • Pactoè mineiros indicavam paulistas e vice-versa

Política dos Governadores:



  • Os outros estados “aceitavam” a alternância de MG e SP porque eram “mais fracos”
  •  A política dos governadores foi montada pelo presidente Campos Salles(1898-1902)

Café:



  •  Café chegou a representar 70 % das exportações do Brasil ( em 1925 )
  •  Produção ( oferta ) maior que a demanda ( procura) è resultado queda nos preços
  •  Em 1906, na cidade de Taubaté foi feito o Convênio( ou Acordo) de Taubaté à governo compraria o excedente
  •  DUAS MEDIDAS: primeira foi pedir dinheiro aos banqueiros ingleses para comprar o café ( juros altos) e a outra medida era sacrificar o povo

Borracha:


  •  Região Amazônica
  •  Suprir o mercado automobilístico
  •  Período entre 1890 e 1920 ( contribuindo com 28% das exportações entre 1901-1910)
  •  Ingleses contrabandearam sementes e plantaram nas colônias da Ásia provocando a decadência

Industrialização:

  •  A política industrial na República Velha não teve grande desenvolvimento
  •  A idéia entre os governantes era de que o Brasil tinha “uma vocação agrária”
  •  As indústrias eram de pequeno porte
  •  Estados mais industrializados S.P. e R.J. ( capital investido na indústria vinha do café )
  •  Presença de imigrantes italianos, espanhóis, alemães... ( idéias socialistas, anarquistas...)
  •  Durante a 1 ª Guerra Mundial houve um crescimento do nº de indústrias 
  •  Grande presença de Cia inglesas, francesas, alemãs, americanas que controlavam as exportações brasileiras , eram proprietárias de Cias de luz , bondes, frigoríficos.


Atividade do ciclo de ouro no Brasil


Atividades de História do Brasil - Mineração



Questão 1: (UNIMONTES/MG) Analise as afirmativas abaixo, relacionadas às atividades econômicas no Brasil colonial.

I. A área colonial recebeu intenso fluxo de migração interna e externa e nela predominou, inicialmente, uma atividade econômica sem o suporte adequado de outras, o que gerou escassez de alimentos e inflação.
II. Salvador deixou de ser a capital do Brasil, sendo substituída pelo Rio de Janeiro, que possuía melhor localização, segundo os interesses da Coroa.
III. A metrópole passou a exercer um maior controle fiscal e político sobre a área colonial em questão, aumentando o corpo de funcionários administrativos.
Os fatos I, II e III referem-se à/ao:

A - mineração;
B - pecuária;
C - cana-de-açúcar;
D - pau-brasil.

Questão 2: (UFPE) As idéias do iluminismo foram importantes para a divulgação de concepções de mundo que condenavam a escravidão e o feudalismo. No Brasil, na época, movimentos políticos foram influenciados por estas idéias. A Inconfidência Mineira, por exemplo, no século XVIII:

A - fracassou nos seus planos e foi fortemente reprimida pelas medidas tomadas por Portugal;
B - teve a participação de escravos, lembrando a estrutura da Revolta dos Alfaiates, que aconteceu na Bahia;
C - foi uma rebelião de caráter popular que envolveu intelectuais entre as lideranças;
D - defendeu, com clareza, o fim da escravidão, seguindo, de forma revolucionária, os ideais do liberalismo.

Questão 3: (PUC-MG) A mineração na capitania das Minas Gerais, no século XVIII, gerou intensas transformações políticas, sociais e econômicas no Brasil colonial, entre as quais podemos destacar, exceto:
A - surgimento de novas áreas de produção agropastoril para abastecer o mercado mineiro;
B - mudança da sede administrativa de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763;
C - aparecimento dos libertos originados de uma sociedade profundamente democrática;
D - estabelecimento de um Estado fiscal-tributário para assegurar a arrecadação régia.
Questão 4: (FUVEST/SP) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes conseqüências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas:

A - o intervencionismo regulador metropolitano na região das Minas, o desaparecimento da produção açucareira do Nordeste e a instalação do Tribunal da Inquisição na capitania;
B - a solução temporária de problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da Colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o Centro-Sul;
C - a separação e autonomia da capitania das Minas Gerais, a concessão do monopólio da extração dos metais aos paulistas e a proliferação da profissão de ourives;
D - a proibição do ingresso de ordens religiosas em Minas Gerais, o enriquecimento generalizado da população e o êxito no controle do contrabando;
E - o incentivo da Coroa à produção das artes, o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos e a importação dos produtos para a subsistência diretamente da metrópole.

Questão 5: (UNIMONTES/MG) “Em Minas, no século XVIII, manifestou-se artisticamente pela primeira vez uma autêntica cultura brasileira.” (MACHADO, Lourival Gomes. Arquitetura e Artes pláticas. In: HGCB. Tomo, I, Volume 2, p. 120. São Paulo: Difel, 1982) O trecho acima se confirma porque: 

A - a arte barroca colonial brasileira encontrou seu expoente máximo em Minas Gerais, onde se procurou reproduzir a atividade artística européia, seguindo os modelos dos consagrados pintores e escultores renascentistas;
B - a arte, em Minas Gerais colonial, teve características peculiares, em função – entre outras – das limitações materiais provocadas pela distância em relação ao litoral e da própria constituição da sociedade mineradora;
C - a arte barroca mineira rompeu com todos os paradigmas estéticos modernos, ao fazer um retorno aos padrões artísticos grego-romanos e ao reelaborá-los de acordo com a cultura local;
D - a arte se desenvolveu, apesar da excessiva presença e atuação da Igreja Católica e da conseqüente proliferação de grande número de confrarias religiosas que se opunham à arte secularizada.
Questão 6: (UFG/GO) Além de Minas Gerais, foram explorados ouro e diamantes: 

A - no Maranhão;
B - em Goiás;
C
 - as respostas (b) e (c) combinadas;
D - em Mato Grosso;
E - todas as respostas combinadas.

Questão 7: (UFPE) A produção do ouro trouxe novas expectativas de riqueza para a metrópole portuguesa, que vivia momentos de grandes dificuldades econômicas. Foi em Minas Gerais que se deu a maior produção de metais preciosos, provocando mudanças expressivas na sociedade da época. Nessa região, no século XVIII, além da riqueza e de sua exploração, pode-se destacar: 

A - o combate ao governo português, através de revoltas políticas, com a participação de escravos e com ideais baseados no iluminismo, salientando-se a Revolta de Vila Rica;
B - a produção do artista Antônio Lisboa, o Aleijadinho, influenciado pelos princípios estéticos renascentistas;
C - além de obras importantes na arquitetura e na escultura, a presença de poetas como Tomás Antônio Gonzaga e Basílio da Gama;
D - uma renovação na escultura, com a obra de Manuel Lisboa, presente na construção das Igrejas;
E - a produção de uma literatura política contra Portugal, com ideais iluministas e peças teatrais com temas nacionalistas.

Questão 8: (UEFS/BA) Os conhecimentos sobre a colonização do Brasil permitem afirmar:

A - Os portugueses adotaram, de imediato, a exploração mercantilista baseada na produção em larga escala do pau-brasil, ao contrário da colonização espanhola na América, que precisou de quase um século para dar início a esse tipo de exploração.
B - O interesse mercantilista na exploração do ouro atraiu muitos estrangeiros e contribuiu para o aumento populacional, através do conseqüente desenvolvimento de uma sociedade urbana, com maior possibilidade de mobilidade social.
C - A dominação holandesa impediu a expansão da economia canavieira para o interior e foi responsável pelo declínio da produção, ao implantar a cultura do açúcar nas suas colônias africanas.
D - O declínio da produção e da mineração, ao longo do Período Colonial, levou o governo português a desenvolver, nos finais do século XIX, uma economia diversificada e policultora, quebrando a dependência externa.
E - O desenvolvimento da pecuária, ao expandir as fronteiras brasileiras, possibilitou o início da luta abolicionista, pois essa atividade cresceu em importância na pauta de exportação, exigindo cada vez mais um mão-de-obra livre e assalariada.

Questão 9: (UNESP/SP) Se bem que a base da economia mineira também seja o trabalho escravo, por sua organização geral ela se diferencia amplamente da economia açucareira. (Celso Furtado, Formação econômica do Brasil) A referida diferenciação se expressa:

A - na relação com a terra que, por ser abundante no Nordeste, não se constituía fator de diferenciação social;
B - na imposição de controle rígido das exportações de açúcar, medida não tomada em relação ao ouro;
C - na pequena lucratividade da economia açucareira e na rapidez com que os senhores de engenho se desinteressaram pela mesma;
D - no isolamento da região mineradora, que não mantinha relações comerciais com o resto da Colônia, tal como ocorria no Nordeste;
E - na existência de possibilidades de ascensão social na região das minas, uma vez que o investimento inicial não era, necessariamente, elevado.

Questão 10: (EMESCAM/ES) A economia mineradora no século XVIII, no Brasil, foi responsável em grande parte:

A - pela aceleração do processo de interiorização, ao mesmo tempo que determinou um alargamento territorial;
B - pela consolidação do governo central sediado em Salvador (1763);
C - pela diminuição do fluxo de imigrantes portugueses que deixaram a metrópole no século XVII;
D - pelo desenvolvimento de uma civilização rica em Minas Gerais, graças à grande circulação do ouro;
E - pelo revigoramento do Nordeste açucareiro, que passou a ser financiado pelas Capitanias Meridionais.


Questão 11: (ULBRA/RS) Relacione as colunas levando em consideração informações sobre o Brasil Colônia.

1. Exploração do Pau-brasil
2. Exploração do Açúcar
3. Extração do Ouro
(     ) ação litorânea envolvendo a mão-de-obra indígena
(    ) aguçou o interesse holandês no Brasil, propiciando a invasão batava no Nordeste
(     ) produção vinculada à existência de latifúndios
(     ) deslocou o eixo de atenção do Nordeste para o Sudeste e estimulou atividades econômicas em outras regiões do país
(     ) a organização visava à monocultura para exportação

Assinale a seqüência correta da 2.a coluna:

A - 1 . 3 . 2 . 2 . 3
B - 2 . 2 . 3 . 3 . 1
C - 1 . 2 . 2 . 3 . 2
D - 2 . 1 . 2 . 3 . 2
E - 3 . 3 . 1 . 2 . 2

Questão 12: (UFSCAR/SP) A crise da economia mineira e a nova conjuntura internacional, na segunda metade do século XVIII, refletiram no Brasil, contribuindo para:

A - o retorno da monocultura da cana-de-açúcar, aproveitando-se da capacidade ociosa dos engenhos nordestinos;
B - o desenvolvimento de manufaturas de tecido de algodão, estimulado pela política reformista do Marquês de Pombal;
C - a diversificação econômica, entrando na pauta de exportação da colônia produtos como algodão, tabaco, cacau, couro;
D - a emergência da monocultura do café, produto de fácil cultivo e de aceitação crescente nos mercados exteriores;
E - o aparecimento de centros econômicos na região amazônica, devido à exportação da borracha para as nações industrializadas.

Questão 13: (UFES) O Barroco foi uma das maiores manifestações artísticas e culturais ocorridas no Brasil Colônia, durante o período da exploração aurífera. É correto afirmar que, nesse período:

A - a cidade de Mariana, sede do governo português, representou o maior conjunto arquitetônico barroco nacional;
B - o Barroco, no Brasil, não apresentou características nacionais, limitando-se a uma simples cópia do Barroco europeu;
C - a cidade de Ouro Preto, centro político e econômico da região aurífera, não foi beneficiada arquitetonicamente pelo estilo barroco;
D - a grande riqueza propiciada pelo ouro permitiu que artistas se dedicassem à construção e criação de obras que expressavam os sentimentos nacionais;
E - a Capitania de São Paulo, apesar de não ter participado do processo de exploração aurífera, foi o principal centro de expressão do Barroco no país.

Questão 14: (FGV/RJ) No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia.

Entre elas podemos destacar: 

A - a urbanização da Amazônia, o início do ciclo do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes;
B - a introdução do tráfico negreiro, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra;
C - a industrialização de São Paulo, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais;
D - a preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeira, a introdução de operários europeus;
E - o aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas por meio da pecuária e do comércio, a mudança do eixo econômico para o Sul.

Questão 15: (UFPE) Assinale uma afirmativa errada, nas abaixo relacionadas, sobre a mineração colonial:

A - esgotaram-se rapidamente as possibilidades econômicas das grandes jazidas brasileiras do período colonial porque a mineração era superficial;
B - “faiscadores” eram os mineradores independentes;
C - a “Real Extração” foi a implantação do monopólio da exploração diamantina pelo governo português;
D - a quintação do ouro era feita nas lavras, de maneira rudimentar, e consistia na separação do ouro do cascalho;
E - a sociedade das regiões mineradoras era mais permeável e democrática do que a da região do açúcar.

Questão 16: (UFU/MG) O século XVIII, no Brasil, é marcado pela atividade mineradora na região das Minas Gerais.

A análise da formação social das Minas nos leva a afirmar que, EXCETO:
A - na região das Minas Gerais a riqueza se distribui de forma harmoniosa, criando uma sociedade mais igualitária, sem grandes desníveis sociais;
B - com o desenvolvimento da atividade extrativa, cresce a camada de homens livres e pobres, vivendo de ocupações incertas e, muitas vezes, no crime e na violência;
C - as Minas do século XVIII foram uma capitania pobre, se considerarmos o pequeno número de senhores de lavras opulentos e a extensão da pobreza;
D - os vadios e desocupados, destituídos de trabalho, constituíam motivo de preocupação para os governadores, principalmente quando o ouro começou a escassear;
E - os escravos constituíam a força de trabalho das Minas, extraindo ouro dos córregos ou do seio da terra, em condições de exploração e miséria.

GABARITO: questão 1: A - questão 2: A - questão 3: C - questão 4: B - questão 5: B - questão 6: C - questão 7: C - questão 8: B - questão 9: E - questão 10: A - questão 11: C - questão 12: D - questão 13: D - questão 14: E - questão 15: D - questão 16: A 


Vídeo sobre a descoberta de ouro no Brasil

Ciclo do ouro no Brasil


Este vídeo é uma aula do professor Jeferson sobre o ciclo de ouro no Brasil.

Procurado desde a chegada dos portugueses, o ouro é finalmente descoberto em grande escala, na última década do século XVII, por paulistas que se aventuravam atrás do metal precioso em Minas Gerais.





Resumo - Ciclo do ouro no Brasil




O ciclo do ouro  ocorreu no final do século XVII, época em que as exportações do açúcar nordestino diminuíram. Essa diminuição na exportação do açúcar brasileiro se deu ao fato de os holandeses terem iniciado a produção deste produto em suas colônias da América Central.

Com esta queda na produção açucareira, os colonos portugueses se viram obrigados a buscarem novos meios de obterem riqueza do solo de sua colônia, de modo que pudesse reverter tal patrimônio à Coroa Portuguesa, e foi justamente neste momento em que foram descobertas as primeiras minas de ouro no Brasil, mais especificamente nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.



Então, com a exploração do ouro, esta atividade tornou-se a mais lucrativa no período colonial, e a capital da colônia, que até então se localizava em Salvador, mudou-se para o Rio de Janeiro, sob ordens do governo  português, como meio de estratégia de aproximar a capital às regiões auríferas.

Porém, a Coroa Portuguesa cobrava altos impostos sobre o minério extraído, sendo tais impostos recolhidos pelas Casas de Fundição  – órgão responsável pelo arrecadamento das taxas, e onde também o ouro era transformado em barras.


Os principais impostos eram:

  • Quinto – 20% de toda a produção do ouro pertenceriam ao rei português;
  • Derrama – a colônia deveria arrecadar uma quota de aproximadamente 1.500 kg de ouro por ano, e caso, essa quota não fosse atingida, penhoravam-se os bens de mineradores;
  • Capitação – imposto pago por cabeça, ou seja, para cada escravo que trabalhava nas minas era cobrado imposto sobre eles.
Essas cobranças de impostos, taxas, punições e o abuso de poder político português sobre o povo nativo, gerou enormes conflitos contra os colonos, culminando, desta forma, em diversas revoltas sociais. Entre elas, a mais importante foi, sem dúvida, a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789 e liderada por Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.

O período do ciclo do ouro durou aproximadamente até o ano de 1785, época em que sucedeu a Revolução Industrial, na Inglaterra.



Fontes:
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u7.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_ouro

Atividade sobre o Islamismo


 Islamismo


1) Leia as afirmações abaixo sobre o Alcorão;

I. O Alcorão foi escrito por Alá e contém as bases da religião islâmica.
II. Pode se dizer que o Alcorão é um documento histórico, pois traz informações sobre a formação do islamismo.
III. Há nas páginas do Alcorão um claro incentivo aos ataques de homens-bomba.

Estão corretas: 

a) Somente a I está correta.
b) Somente a II está correta.
c) Somente a III está correta.
d) Somente a I e II estão corretas.
e) Todas estão corretas.

2) Sobre a relação entre Oriente e Ocidente no presente, marque a CORRETA: 

a) Hoje o Oriente vem recebendo grande atenção por parte da TV, o que pôs fim ao preconceito contra aquela região.
b) As diferenças entre orientais e ocidentais apareceram somente nos últimos anos graças ao aumento das informações.
c) Apesar de termos mais informações sobre o Oriente ainda há muitas dificuldades para entendermos a realidade daqueles povos.
d) As diferenças religiosas são pequenas, mas as culturas de Oriente e Ocidente ainda são bem diferentes.

3) Sobre o território onde surgiu o islamismo, marque a alternativa CERTA:

a) O islamismo surgiu na Arábia, região marcada pelas várias inundações do rio Nilo.
b) O islamismo teve origem em Portugal, após a expansão do povo do Oriente.
c) O islamismo surgiu na Arábia e lá permaneceu isolado até pouco tempo atrás.
d) O islamismo surgiu na Pérsia, sendo seus seguidores perseguidos pelos romanos.
e) O islamismo surgiu na Arábia, uma região com clima seco e grandes desertos.

4) Sobre as tribos existentes antes da origem do islamismo, marque a única alternativa 
ERRADA:

a) As tribos do litoral e do deserto sempre se uniam para enfrentar os estrangeiros.
b) Algumas das tribos se dedicavam ao comércio para sobreviver.
c) Os assaltos às caravanas de comerciantes eram comuns entre as tribos.
d) Havia uma constante rivalidade entre as tribos do deserto e as do litoral.

5) Leia as afirmações abaixo:

I. Antes da origem do islamismo, faltava uma unidade política para as tribos do Oriente;
II. A guerra santa foi fundamental para o islamismo se espalhar tanto pelo mundo.
III. O islamismo serviu para desunir ainda mais as tribos rivais, gerando novas guerras.

Estão corretas:

a) Somente a I está correta.
b) Somente I e III estão corretas.
c) Somente II e III estão corretas.
d) Somente I e II estão corretas.
e) Todas estão corretas.

6) “Maomé foi o fundador do ___(1)___, religião ____(2)____ que crê em ___(3)____." 

Completam corretamente os espaços (1), (2) e (3), respectivamente: 

a) (1) islamismo, (2) politeísta, (3) Cristo;
b) (1) cristianismo, (2) monoteísta, (3) Alá;
c) (1) islamismo, (2) monoteísta, (3) Alá;
d) (1) judaísmo, (2) politeísta, (3) Alá;
e) (1) islamismo, (2) monoteísta, (3) Cristo;

7) Pode se dizer que Maomé...

a) Usou seus conhecimentos sobre outras religiões para criar uma nova religião para seu povo.
b) Fundou o islamismo, eliminando qualquer semelhança da nova religião com o cristianismo.
c) Defendia a adoração às imagens como uma forma de se chegar à salvação.
d) Aliou-se aos sacerdotes de seu povo para criar uma nova e mais justa religião.
e) Era um homem comum, que sabia muito pouco sobre as outras religiões existentes no mundo.

8) Sobre a perseguição a Maomé, marque a CERTA:

a) A perseguição das tribos do litoral destruiu todas as imagens de adoração.
b) Maomé fugiu, montou um exército de fiéis e voltou à Meca para dominá-la.
c) Com a perseguição, o deserto do Oriente foi dominado por povos estrangeiros.
d) A perseguição se deve à disputa comercial entre as diversas tribos do oriente.
e) Com a perseguição, Maomé foi preso e o islamismo foi destruído pelos judeus.

9) Maomé, através do islamismo, conseguiu unificar as várias tribos criando um grande e único estado árabe, esta atitude fez dele mais que um simples profeta.
Continuando o raciocínio, assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas frases referentes à vida de Maomé.

(     ) Maomé ocupou por vários anos somente o cargo de profeta dos árabes.
(     ) Com seu modelo de vida Maomé estimulou uma estreita ligação entre política
e religião no povo árabe.
(     ) Maomé deixou uma obra literária espiritual denominada alcorão.
(     ) A revolução religiosa foi provocada por cristãos que desejavam acabar com o islamismo.
(     ) Maomé era considerado um guia espiritual, político e militar.


10) Qual das alternativas abaixo NÃO é um dos pilares do islamismo:

a) Declaração de fé em Alá;
b) Oração diária;
c) A peregrinação à Meca;
d) A prática do jejum religioso;
e) O culto às imagens de Maomé;

11) Nos últimos anos, o mundo inteiro tem direcionado as atenções para o Oriente. Isso se iniciou principalmente após...

a) A chegada de Obama à presidência dos Estados Unidos.
b) A invasão ao Iraque pelos Estados Unidos e a morte de SaddamHussein.
c) O assassinato de Osama Bin Laden em agosto de 2006.
d) Os ataques às torres gêmeas nos Estados Unidos em setembro de 2001.

12) Uma das causas para os conflitos entre cristãos e islâmicos é:

a) A tentativa, das duas de religiões, de tentar se espalhar o mundo inteiro;
b) O fato das duas terem surgido em regiões muito distantes uma da outra;
c) O fato de não aceitarem a existência de mensageiros divinos, nem santos;
d) A posse dos oásis para vingar saques a que foram submetidas.

13) – Associe as colunas:

1 – Yatrib                                           (   ) Nome dos seguidores de Maomé
2 – Meca                                           (    ) Cidade que recebeu o nome de Medina
3 – Maomé                                       (     ) Cidade onde nasceu o profeta
4 – Islâmicos                                    (      ) Fundador do Islã

14)   Nome dado ao local de reunião e culto dos muçulmanos:

a) Igreja
b) Sinagoga
c) Igreja
d) Mesquita


15)  A arquitetura é geralmente considerada a mais importante das artes na civilização islâmica, na qual a pintura e a escultura não tiveram o mesmo desenvolvimento, devido:

a) à proibição da representação da forma humama.
b) ao apego aos padrões geométricos característicos do mundo árabe.
c) ao caráter pragmático da cultura árabe.
d) ao caráter politeísta e contrário à idolatria da religião maometana.
e) à forte influência bizantina assimilada no Mediterrâneo oriental.

Boa sorte!

Vídeos sobre o Islamismo.



O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.

Abaixo estão dois vídeos que servirá para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.





Resumo - História do Islamismo


 Islamismo



A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. Assim como as religiões cristãs, a religião muçulmana é monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá ou Allah (palavra para designar Deus em árabe).

Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.



  Anteriormente eram povos divididos em tribos: a fragmentação política deve-se, apesar da Caaba, da língua e da cultura em comum, às constantes guerras entre as tribos.



    A partir dos ensinamentos de Maomé, que trazia uma nova doutrina religiosa em Meca (o Islamismo) que condenava o politeísmo e a idolatria a Caaba, os árabes passaram de politeístas a monoteístas, porém no início houve conflitos entre Maomé e os coraixitas.

      A fuga de Maomé de Meca para latreb (Medina) chamou-se Hégira e marca o início do calendário árabe. Nesse período houve conversão dos parentes, dos habitantes de Medina e dos beduínos.


    Finalmente acontece a Conquista de Meca pelo islamismo em 630 d.C, trazendo uma unificação política e religiosa e centralização política. O Estado árabe passa a ser teocrático governado pelos califas, preservação da Caaba e da pedra negra e destruição das imagens dos deuses.

     Vejamos algumas características do islamismo:

    - Islão: submissão a Alá.
    - Livro sagrado: Alcorão: doutrina religiosa, código de moral e justiça, normas de comportamento social.
    - Crença em um único Deus: Alá. Orar.
    - Peregrinação (Hajj).
    - Jejuar: mês de Ramada (julho). Dar esmolas.
    - Guardar as sextas-feiras.
    
A expansão árabe representou um maior contato entre as culturas do Oriente e do Ocidente. No aspecto econômico a expansão territorial provocará o bloqueio do mar Mediterrâneo, contribuindo para a cristalização do feudalismo europeu, ao acentuar o processo de ruralização e fortalecendo a economia de consumo.
     
Preceitos religiosos:

A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir cinco princípios:

- Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta;
- Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados;
- Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos;
- Realização diária das orações;
- Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

Locais sagrados



Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

Divisões do Islamismo

Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais : sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita. De acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.

Podemos resumir o legado cultural árabe deste período da seguinte forma:

 Na Literatura: poesias épicas e fábulas. Destaque para os contos de aventuras, como As Mil e uma Noites.

  Nas Ciências: muito práticos os árabes aplicaram o raciocínio lógico e o experimentalismo. Desenvolveram a Matemática (álgebra e trigonometria), a Química (alquimia), Medicina (sendo Avicena o grande nome) e a Filosofia (estudo de Aristóteles).

  Nas Artes: a grande contribuição foi no campo da Arquitetura, com construção de palácios e de Mesquitas. Na Pintura, dado a proibição religiosa de reproduzir a figura humana, houve o desenvolvimento dos chamados arabescos.