domingo, 20 de janeiro de 2013

Analise do Livro didático de História (Coleção Novo Projeto Araribá)



Livro didático de História utilizado pelos alunos da E.M.E.F. "Janduhy Carneiro" e E.M.E.F. "Maria Marques de Assis"




A obra escolhida para a efetivação da atividade do livro didático na E.M.E.F.“Janduhy Carneiro”(Cajazeirinhas-PB) e E.M.E.F. Maria Marques de Assis ( São Domingos – PB), é intitulada “Projeto Araribá - História” e foi elaborado pelos colaboradores da editora moderna, esse livro didático que está na segunda edição.


A escolha do livro do Projeto Araribá foi feita pelo fato deste, citar a questão da História da África, uma vez que o livro traz a África dos grandes reinos e outras abordagens que se enquadram na lei 10.639/03. Estaremos este ano desenvolvendo um projeto educativo voltado para consciência da grandeza do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito.


A coleção oferece, ao professor, condições para exercitar, com seus alunos, o procedimento da investigação histórica, ou seja, ensinar História da mesma forma como se constrói o conhecimento histórico. Isso é possibilitado pela quantidade e pela qualidade de textos, atividades e fontes históricas presentes nas diferentes seções dos volumes.  Recomenda-se a coleção também pela preocupação evidenciada no trato das questões de cidadania, na proposição de desenvolver a competência leitora dos alunos, nas propostas de trabalho em equipe e na ampla indicação de sugestões de textos, livros e filmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário